Autores 5º Edição FLAUS

A 5º edição da FLAUS, com data marcada para 18/12/2021, conta com os seguintes autores inscritos:

Ademir Barros dos Santos

Ex-mestrando em História Social pela USP, pesquisador em Ciências Sociais e produtor de pesquisas acadêmicas, especialmente sobre as práticas de exclusão e seus efeitos sociais. 

Estudioso de história e cultura de matriz africana, ele desenvolve, desde 2005, o curso “África - nossa história, nossa gente” como parte da extensão universitária de história, cultura e dispersão da matriz africana e do povo negro pela Universidade de Sorocaba.
Encontre o autor clicando aqui.

Manoel Francisco Filho

Idealizador do projeto "No Caminho do Sol", Manoel busca dar visibilidade as manifestações poéticas e reflexões das práticas educativas de sua autoria e da pedagoga e contadora de histórias Daniela Andrade Lopes Sena Francisco.


Encontre o autor clicando aqui.

Carina Isabel Machado Cardoso

A autora é formada em Letras e atualmente cursa Bacharelado em História. Possui quatro livros publicados.



Encontre a autora clicando aqui. 

Adriana da Rocha Leite

Escritora com 10 livros publicados. Advogada. Pedagoga. Mediadora judicial e privada. Instrutora em mediação pelo CNJ. Presidente da Comissão de Mediação da OAB de Itapetininga/SP.


Encontre a autora clicando aqui. 

Juliete Vasconcelos

Juliete Vasconcelos nasceu em 5 de fevereiro de 1990 em Itapeva, interior de São Paulo. Formada em Turismo, é pós-graduanda em Criminologia e estudante de Letras. Reside atualmente em Sorocaba/SP com o namorado e dois filhos. Escritora de suspense e romances policiais, Juliete aborda em seus livros temas como psicopatia e outros transtornos que findam numa série de crimes brutais.

 


Autora da trilogia “O Ceifador de Anjos”, Juliete teve o seu primeiro título, “A Coleção de Fetos”, entre os finalistas do Prêmio Ecos da Literatura 2019,  primeira edição, enquanto que seu último lançamento, o livro “Quando os Pássaros Pousam”, foi vencedor das premiações Book Brasil 2020 e Ecos da Literatura 2020, nas categorias “melhor conto” e “melhor thriller/policial”, respectivamente. Em 2020 Juliete teve ainda seu nome indicado para o recebimento do Troféu Cecília Meireles, sendo eleita uma das Mulheres Notáveis para a 23ª edição desta premiação.
Encontre a autora clicando aqui. 

Luciano Leite

Bacharel em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Mackenzie e Mestre em Mudança Social e Participação Política, pela USP. Escritor, dramaturgo e produtor, Luciano Rodrigues Leite foi responsável por diversos espaços culturais na cidade de Sorocaba, todos eles em prédios tombados como patrimônio histórico, seja em âmbito municipal ou estadual.


A primeira ação aconteceu de 2009 a 2010 nos jardins do
Mosteiro de São Bento, num terreno doado pelo fundador da cidade aos
Beneditinos. Após essa experiência e com o apoio da LINC – lei de incentivo à cultura –, restaura um trem desativado da década de 1980, para a montagem do espetáculo “Estações”.
Versando ainda sobre os usos sociais do patrimônio em julho de 2021 vai lançar o livro “Estrada de Ferro Sorocabana e a reinvenção do passado, com o apoio do PROAC Obras sobre patrimônio. Neste trabalho, aprofunda a relação da sociedade e de seus agentes na busca por saídas a preservação das suas heranças culturais e identidade.

Encontre o autor clicando aqui.

André Pinto

Poeta, fotógrafo e músico. Participou de vários concursos de poesia, ficando em primeiro lugar no VI Prêmio Campos de Jordão de literatura, 2018. Em 2021, teve um poema selecionado para compor a coletânea do Prêmio Off Flip. Em 2020 produziu o livro cartonera MÚLTIPLOS, que depois também se transformou na versão digital, disponível na loja da Amazon.


O livro PALAVRA foi feito de forma totalmente independente, onde fiz toda a concepção do livro, como capa, edição e diagramação, assim como, todo o processo de legalização do ISBN e ficha catalográfica.

Encontre  o autor clicando aqui.

Gilson Sanches

Gilson Sanches é "Paulista de Sorocaba" (SP), nascido em 27 de setembro de 1962. Autor dos seguintes livros, que foram lançados com o apoio da LINC (Lei de Incentivo a Cultura):
Retratos de Ipanema (2008); Histórias Illustradas de Ypanema e do Araçoyaba (2011); História Ilustrada do Templo de Salomão (2014).


Restabeleceu com essas obras, uma parcela da nossa rica história regional e da humanidade.

Consultor e participante do documentário “Fazenda Ipanema – Berço de Sorocaba”, lançado em 2011. Autor de artigos e ilustrações em revistas e livros de história. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural, representante do setor de livros, leitura e literatura, entre 2018-2021. Realiza palestras e apresentações sobre temas históricos relacionados aos seus livros e a outras temáticas de seus estudos.

Encontre o autor clicando aqui.

ÉLCIO MÁRIO PINTO

Escritor , com 54 livros publicados. Formado em Filosofia, Teologia, Pedagogia e Letras. Supervisor de ensino na rede municipal de Votorantim/SP. Pós-graduado em Direito Educacional. Desenvolve os projetos literários em parceria com a Lexmediare Câmara de Mediação: O Escritor em todos os Cantos, O Escritor na Casa do Leitor e Caravana Literária (presencial e virtual).

Encontre o autor clicando aqui.

Marina Bariani Trava

Autora do livro de poemas (Ambi)valências, pela editora Penalux. Graduada em Letras e mestra em Estudos Literários pela UNESP Araraquara.

Encontre a autora clicando aqui.

Damaris da Silva Moraes

Professora, escritora e cosplayer.


Encontre a autora clicando aqui.

Bruno Lopez

Ator, cantor e escritor. Atuou em diversas peças teatrais desde 2008, é membro do Coral Fundec e publicou seu romance “Caruda” em setembro de 2019. Atualmente posta semanalmente textos em forma de contos, poesia e micro contos no blog “Gaita Literária”.

Bruno Lopez também já realizou figuração em comerciais de TV e narração de vídeos comerciais. Além disso, trabalhou como apoio de direção na peça “Alice no país das maravilhas” (2016), com direção de Rose Marques, “Charlie e o mundo de chocolate” (2016), com direção de Guilherme Cruz; “Moulin Rouge” (2016), com direção de Vinicius Noveli e “Grease” (2017), com direção de Vinicius Noveli.

Encontre o autor clicando aqui.

Iago Dino

Iago Dino é escritor e mago. Autor do livro "Mamãe, a bruxa é minha amiga!". Atuou como ator, de 2013 a 2017. É também o idealizador da "Filosofia Mística Liberal".

Encontre o autor clicando aqui.

Jorge Facury


Professor de História, Professor de Geografia,  Escritor, Ufologo, criador do primeiro curso de Espeleologia para o Senac, no Brasil.


Encontre o autor clicando aqui.

Carlos Carvalho Cavalheiro

Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: 'Folclore em Sorocaba', 'Salvadora!', 'Scenas da Escravidão, 'Memória Operária', 'André no Céu', 'Entre o Sereno e os Teares' e 'Vadios e Imorais'. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA - Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.



O autor é idealizador da FLAUS, que tem por objetivo dar oportunidade aos autores sorocabanos de mostrarem seus títulos para a população.

Encontre o autor clicando aqui.
Cintia Laud
A autora é formada em Escrita Criativa e está no primeiro ano da
faculdade de Jornalismo. Já escreveu matérias para veículos de informação como
O Estadão e trabalha como freelance em plataformas de escrita.
Publicou seu primeiro livro “Caixa de Pandora” no ano de 2021, mas escreve desde os quatorze anos.
Seu conto “Crisálida”, que é uma homenagem às vítimas de
feminicídio no Brasil, ficou entre os finalistas do Prêmio Vida de Escritor e o romance Caixa de Pandora está concorrendo ao prêmio Kindle de Literatura.



Cintia Laud é integrante do Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba e Membro Vitalício e Acadêmico Imortal da AIL (Academia Independente de Letras), com a Comenda da Ordem Literária Scriptorium, pela contribuição ao engrandecimento da cultura em nosso país.
Encontre a autora clicando aqui.
Fabiana Ferraz

Fabiana Ferraz é escritora, Leitora Crítica e moderadora do Clube de Escrita Sorocaba.

Autora de:

  • "Se Eu Morresse Amanhã ", novela noir, editora @lendaribr, em pré-venda;
  • "A fagulha", conto da Anuário Rocket da @rocketeditorial;
  • "Engrenagens", noveleta de ficção científica; 
  •  "Eu sou Maria e também sou Callas", @editoracorvus, conto da Antologia Heroínas;
  •  "O Último Romântico", publicação independente;
  •  "A Mulher e o Vento", @editoracorvus;
  • "Natureza das minhas intenções", conto da Antologia Vilãs, @editoracorvus;
  • "Engrenagens", noveleta de ficção científica, @plutaolivros;
  • "Andar Sozinha", conto da Antologia Kamishibai @darkbooks1.

Encontre a autora clicando aqui.
Priscila Mancussi
Nascida na Baixada Santista, 1981, casada, professora e poeta, atualmente reside na cidade de Sorocaba/SP. Iniciou seus escritos em 2002. Em 2011, o poema “Silencia” foi selecionado pelo “Coesão Poética”. Em 2014, seu poema “Súbito” foi selecionado através do concurso “Sarau Brasil 2014”. Em 2016, outro poema publicado pela seleção no 15º Concurso do CNE “Vital”. Em 2017 o poema “A Busca”, foi selecionado pela revista digital “Aspas Duplas”, além de outras participações em antologias como “Talento Poético 2015”. Em 2017 a poesia “Horizonte” foi selecionada pela Revista Poesia.


Em 2019 as poesias “O frio desses dias”, “Por falar em dor”, “Gelo” e “Diversão”, foram selecionadas em 1º lugar pelo Concurso Poesia Premiada, além de outros concursos e da criação e orientação do Projeto “Jovens Escritores” na rede pública de ensino de São Paulo, na cidade de Sorocaba, Coordenadora do Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba, publicou seu 1º livro Súbito – a vida entre versos em 2020.

 Encontre a autora clicando aqui.
Dado Carvalho    
Ivaldo José de Carvalho, pseudônimo Dado Carvalho, professor de língua portuguesa, dramaturgo, diretor teatral, escritor, poeta e artesão, nasceu em Aliança, município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro em 08 de agosto de 1946. Desde criança foi amante da leitura de romances clássicos (ainda que em quadrinhos, por meio das revistas Pequenina, Edição Maravilhosa e Álbum Gigante). Sempre gostou de teatro, tendo subido ao palco, pela primeira vez, em 1971, em Itapeva, SP, cidade onde passou parte de sua infância e juventude, participando do elenco da peça Auto da Compadecida, no papel de João Grilo. Em 1972, veio para Sorocaba, onde terminou o ensino médio e fez o curso de Letras na Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba. Em 1977, participou de um curso de teatro, ministrado pelo diretor Roberto Gill Camargo, curso esse que culminou com a montagem da peça Galileu Galilei, de Bertolt Brecht. Em 1986, dirigiu sua primeira peça, Ludwig, e, a partir daí continuou escrevendo e dirigindo seus próprios textos.

Há três anos, aproximadamente, Dado lançou seu primeiro romance, Somos Todos uns Animais e, mais recentemente, Etel, a Dondoca, um romance com tema espírita. Atualmente está montando a peça Ainda Hoje Estarei Contigo, com texto também de sua autoria, com o recém-criado Grupo Teatral Duartes.
Encontre o autor clicando aqui.
João Almeida

O autor é pedagogo e Vice-diretor de escola na rede municipal de Sorocaba. Escreve livros de espiritualidade cristã e livros infantis. Está em fase de produção de seu 2° livro infantil.



Encontre o autor clicando aqui.

Sílvia Aparecida de Oliveira

Autora do livro "Novamente nos Trilhos", primeiro e único livro, aonde relata sua primeira viagem ao exterior feita há 30 anos


Encontre a autora clicando aqui.

Ana Cristina Rodrigues Henrique

Ana Cristina começou sua trajetória na arte aos 10 anos, como escritora e poetisa mirim, com o lançamento do seu primeiro livro, "Sementes de Ana Cristina" (2015). Na sequência, completou uma trilogia poética com a publicação de "Flores de Ana Cristina" (2016) e "Frutos de Ana Cristina" (2017). Em busca de conhecer novos gêneros literários, lançou uma narrativa de aventura, "Vivendo no Automático", em 2018 e, em 2019, publicou um livro duplo com poesias e crônicas: PoeSer. 

Desde o início, a escritora realiza palestras em escolas, universidades e empresas, nas quais incentiva a leitura, a escrita e compartilha a sua história para que outros jovens sigam seus sonhos e tenham incentivo para fazerem arte também.
Encontre a autora clicando aqui.

Vânia Moreira

Poeta. Integrante do Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba, membro da Confraria da Poesia Informal, membro da ANLPPB. Produtora, editora e apresentadora do podcast Toda Poesia Vania Moreira com o objetivo de divulgar e valorizar o poeta, a poesia, a arte.


Encontre a autora clicando aqui.

Ayrton Mugnaini Junior

Nascido em São Paulo em 1957, Ayrton Mugnaini Jr. é jornalista, compositor, músico, pesquisador musical, radialista e tradutor. Durante os anos 1980 foi integrante do conjunto Língua de Trapo, e de 1998 a 2004, do grupo Kid Magazine, de Kid Vinil.


É um dos produtores do Rádio Matraca, programa de música, humor e informação, na USP FM de São Paulo. Desde 1983, vem colaborando para diversas publicações, incluindo Jornal da Tarde, Folha da Tarde, Somtrês, Bizz e O Pasquim. Tem mais de dez livros publicados, entre eles obras sobre artistas como Raul Seixas, Roberto Carlos, Elis Regina, Chiquinha Gonzaga, Rita Lee, Elvis Presley, John Lennon e o grupo inglês Queen, além da primeira enciclopédia brasileira dedicada à música sertaneja, lançada em 2001.
Encontre o autor clicando aqui.
Carlos Donisete de Oliveira
Carlos Donisete de Oliveira é poeta, cronista e agitador cultural. É autor do livro de poesias infantis “Insetos Poéticos” pela editora Crearte (outubro 2019) e participante de coletâneas como “Professor Escritor – Concurso Lygia Fagundes Telles (CRE Mário Covas -2003), além da crônica “Cotidiano de um trabalhador” que deu origem ao curta-metragem “Ciclo da luz”, do cineasta Marcelo Domingues.

Encontre o autor clicando aqui.
Pedro Massa 
Pianista formado pelo conservatório dramático e musical Dr Carlos de Campos de Tatuí, bacharel em artes com licenciatura plena em desenho, pós-graduação em música e em pedagogia. Fundador da Casa da Cultura do Tietê, curador do museu Cornélio Pires, fundador da audioteca municipal Itamar Assumpção, fundador Presidente do instituto cultural Cornélio Pires.


Encontre o autor clicando aqui.
Angeles Paredes Toral
Angeles se formou em Português/Espanhol na UNISO- Sorocaba. É pesquisadora desde 2009, dedicando-se às pesquisas sobre a história, o teatro e a cultura imaterial de Sorocaba. Como produtora cultural já fomentou e produziu projetos que foram apresentados em Sorocaba e Região. Atuou como voluntária na Biblioteca Comunitária do bairro Maria Eugênia- Associação Kairós de 2009 a 2015, desenvolvendo atividades de leitura, escrita, contação de histórias e artesanato (bordado) e economia criativa. É autora do texto e produção no Edital Proac de Incentivo de Leitura em Bibliotecas Públicas de 2015 no projeto Dom Quixote o Cavaleiro da Reciclagem .   


Encontre a autora clicando aqui.
Luiz César Nitsche
Mestrando em Filosofia pela Unicamp, graduado em filosofia Uniso, graduando em História pela Uniso. Membro efetivo IHGGS (InstitutoHistórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba), membro efetivo ASMACLE (Academia Sorocabana Maçônica de Artes, Ciências e Letras). 


Luiz é especialista em Segurança de Dados, Empresário da área de TI. Adora Sorvete, filmes de Ficção Científica e é amante do Ócio.
Encontre o autor clicando aqui.
Miguel França de Mattos

O autor mora em Sorocaba há mais de 40 anos e têm quatro livros publicados:

1- O Cine-Teatro São Miguel,  2-A Lagoa do Cedro e o Turvo da Lagoa- Genealogia da família França de São Miguel Arcanjo, SP, 3-Histórias da Paróquia de São Miguel Arcanjo - Cronologia 1886-2016 - 130 Anos, 4-Eldorado a antiga Xiririca, e vai ao prelo em janeiro/2022, seu 5o. Livro: A Revolução dos Paulistas em 1932 - A Luta no Setor Sul.

Miguel é advogado e membro pesquisador do IHGGI - Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga, Patrono Júlio Ribeiro.
Encontre o autor clicando aqui. 
Sergio Coelho
Sergio é jornalista, historiador e ganhador do Prêmio por Histórico de Realização em Literatura do Proac LAB 2020, o jornalista e historiador, Sérgio Coelho de Oliveira, lançou o livro “No rastro das tropas”. Coelho também desenvolveu duas palestras sobre o assunto que já estão sendo veiculadas nas redes sociais e no canal VIMEO.


Encontre o autor clicando aqui.
Oscar Goldszmidt

Aos 83 anos, sendo um dos membros mais antigos da família Goldszmidt, Oscar decidiu escrever o livro “Fuga e Sobrevivência” para deixar registradas as raízes e histórias da família em sua luta pela vida, fugindo do holocausto.




Encontre o autor clicando aqui.
Levi Marcelo
O autor  foi repórter policial do jornal Diário de Sorocaba, na área investigativa. Atuou em muitos casos nesta cidade e região, como o crime da joalheria Amsterdã, e muitos outros. É aposentado e hoje trabalha com transporte e segurança de executivos. Trabalhou também em rádios locais.


Cesar Lourenço

Analista de Sistemas, Poeta e Escritor.  Tem dois livros infantis publicados, “A Menina que Não Queria Crescer” publicado pela editora Ella e "Letícia e o Letrástico Mundo de Fantasia" pela editora Ases da Literatura. Também teve uma poesia selecionada para a Antologia "Quarentena Poética" pela editora Ases da Literatura. 

Poesia, Psicologia e Filosofia são elementos muito marcantes em seu estilo de narrativa e suas maiores influências vêm de autores consagrados como Michael Ende, Antoine de Saint-Exupéry e Machado de Assis.

Possui um canal no youtube chamado "Escritor Amador Comenta", em que fala de forma divertida sobre o processo de criação dos autores de grandes clássicos da literatura.



Encontre o autor clicando aqui.

Sonia Jaqueline da Silva Oliveira


Sonia é educadora artística: teatro e arte da narração de histórias.

Mora atualmente na Terra das Monções, Porto Feliz – SP há mais de 40 anos, local onde recebeu vários prêmios: Título de Cidadã Porto-felicense, Prêmio Pedro Moreau "Educadora do Ano em 2013", entre outras honrarias pelo trabalho desenvolvido na cidade e região envolvendo todas as idades com o projeto "Alinhavando Histórias em Canto, Prosa e Verso" de sua autoria. Foi agraciada com a medalha da Paz e personalidade do ano 2015. Pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos Ciências, Letras e Artes na cidade de Campinas e Comenda da Academia Literária Internacional – ALPAS 21-RS "Personalidade Cultural 2017". No mesmo ano ganhou o prêmio “Melhor Contadora de histórias” na enquete Jornal Rol de Itapetininga.

Em 2018 é premiada como "Mestre da Cultura Popular", o maior prêmio do MINC (Ministério da Cultura) na 5ª edição do Prêmio Culturas Populares, no mesmo ano recebeu Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Porto Feliz. Em 2019 recebeu o certificado “ Parceiros da Educação “ da secretária da Educação, Cultura, Esporte e Turismo Edição Leandro Gomes de Barros.



Atualmente é produtora cultural do grupo " Viva História Viva".-Narração Oral Tradicional /Porto Feliz - SP, e participa ativamente de eventos culturais em toda região. Está lançando o livro: Segredo de Soninha, com ilustração de Sidnei Martins.

Encontre a autora clicando aqui.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas